São Francisco de Sales: O santo que evangelizou com a força da palavra

Francisco de Sales nasceu no dia 21 de agosto de 1567 de uma família nobre, no reino da Sabóia, situado entre a França, a Itália e a Suíça.  Seu desejo de consagrar-se inteiramente ao serviço divino aumentava à medida que crescia em devoção e maturidade, mas seu pai insistia que deveria crescer na vida acadêmica ao invés de suas santas intenções. Alguns anos depois, este decidiu que seu filho deveria estudar em Paris.

Autor de obras como Filoteia: Introdução à Vida Devota e Tratado do Amor de Deus, Francisco ensinava que a santidade é acessível a todos, independentemente de sua vocação ou estado de vida.

Com o agravar-se do Calvinismo, ofereceu-se como voluntário para evangelizar a região de Chablais. Nas suas pregações, em busca do diálogo, depara-se com portas fechadas, neve, frio, fome, noites ao relento, emboscadas, insultos e ameaças. Então, aprofundou a doutrina de Calvino, para compreendê-la melhor e explicar as diferenças com o credo católico.

Ao invés de recorrer só à pregação e ao debate teológico, criou um sistema de publicação, ou seja, fixar em lugares públicos ou levar de porta em porta folhetos impressos, com a explicação das verdades da fé, de modo simples e eficaz.

A seguir, Francisco estabeleceu-se em Thonon, capital de Chablais, onde se dedicou, entre outras coisas, às visitas aos enfermos, às obras de caridade e aos encontros pessoais com os fiéis. Depois, pediu sua transferência para Genebra, cidade símbolo da doutrina Calvinista, com o desejo de atrair muitos fiéis para a Igreja católica.

Outras notícias