Secretário da Propagação da Fé realiza oficina com alunos da Pós-Graduação em Missiologia

No último dia 21 de julho, o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé ministrou a oficina “Animação e Cooperação missionária” no curso de Pós-graduação em Missiologia, oferecido pela faculdade de Teologia de Brasília – Fateo e o Centro Cultural Missionário (CCM).

A oficina ofereceu aos estudantes de vários regiões do Brasil, um olhar geral da caminhada missionária da Igreja, as iniciativas que foram surgindo na Igreja Católica nos séculos na consciência missionária universal. Nesse oficina se trabalhou os três âmbitos da missão: a pastoral ordinária nas igrejas locais, a evangelização no olhar solidário e em saída aos afastados e e excluídos e a missão ad gentes como paradigma de toda a Igreja.

Sobre a cooperação e animação missionária, foram abordados os meios de animação missionária em toda a igreja na perspectiva de que todos o povo de Deus é participante e cooperadores na missão de Deus. Para o serviço de cooperação foi apresentado o serviço das Pontifícias Obras Missionárias nas Igrejas locais e seu papel em promover a missionáriedade universal, de onde a igreja local pensa, reflete e age na comunhão com todo as diocese no serviço de comunhão e participação na animação e cooperação universal.

Para melhor entender a caminhada de cooperação e animação missionária do Brasil, o secretário apresentou os principais projetos e prioridades que a Igreja do Brasil vem trabalhando com as forças missionárias através do Programa Missionário Nacional. E por fim, foi discutido as motivações missionárias através das mensagem dos papa para o dia mundial das missões no mundo e no Brasil efetivamente.

Resumindo, a animação é ação pastoral de motivação e conscientização que quer tornar todas as pessoas, as comunidades e as instituições efetivamente missionárias, além-fronteiras (Doc. 108, n. 27). Sendo que a cooperação se entende como o espírito e a vitalidade de toda a igreja, os fiéis, seus pastores, animadores, comunidades na responsabilidade missionária universal. Somos todos animadores e cooperadores da missão de Deus no mundo. Assim, cooperamos com a nossa vida no serviço e na vida doada, na oração e na solidariedade material. A solidariedade em comunhão com todas as Igrejas locais, em especial, no dia mundial das missões.

Padre Genilson Sousa atua nas Obras Missionárias, na secretara Pontifícia Obra da Propagação da Fé, nas atividades da Juventude Missionária, Famílias Missionárias e Idosos e Enfermos Missionários, além de outras atividades de formação e animação missionária nos regionais e nas dioceses do Brasil.

Outras notícias