Secretário-Geral da CNBB recebe visita das POM e irmãs do PIME

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, recebeu na manhã desta sexta-feira, 25 de março, duas irmãs da Congregação das Missionárias da Imaculada, da mesma família do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), a irmã Annamaria Fornasiero e a irmã Maria Garofalo. Tratou-se de uma visita de cortesia oferecida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Na ocasião, também estiverem presentes o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Daniel Luz Rocchetti; o diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre Maurício Jardim e o padre Antônio Niemec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

Irmã Annamaria Fornasiero auxiliou, ainda na década de 1970, o primeiro diretor das Pontifícias Obras Missionárias, à época padre Maiello, na intensificação da animação, formação e cooperação missionária. Junto com outros membros de institutos missionários, o padre Maiello foi também o idealizador e o iniciador do Conselho Missionário Nacional (Comina).

À época, irmã Annamaria atuava nas Pontifícias Obras Missionárias, junto da sede do regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao Estado de São Paulo, dando início aos primeiros cursos de formação missionária para leigos. Na vanguarda, ela também foi uma das irmãs que contribuiu para a criação e implementação do Conselho Missionário Regional, o Comire.

“Enérgico e entusiasta pela missão”, irmã Annamaria contou aos presentes que “padre Maiello batia na mesa, durante as reuniões dos bispos, mesmo diante de personagens importantes como dom Aloísio Lorscheider, que era presidente da CNBB à época, quando se fala da igreja e não citava que era uma igreja por si mesma, missionária”.

Após a irmã relembrar e contar algumas histórias da época, o padre Maurício Jardim pôde entregar um livro sobre a vida e história de Paulina Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da Fé, a dom Joel. O livro foi traduzido do francês para o português pelo padre Djalma Antônio da Silva, diretor do Centro Cultural Missionário, o CCM, em Brasília.

A ocasião também foi oportuna para que fosse entregue, como de costume, o relatório das atividades anuais das POM – referente ao ano de 2021, para o secretário-geral, dom Joel. E também o banner do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que irá ocorrer de 11 a 17 de julho, em João Pessoa.

Fonte: CNBB

Outras notícias