Os seminaristas da Província Eclesiástica de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul, realizaram no dia 20 de setembro, feriado estadual em comemoração à Revolução Farroupilha, o seu primeiro Encontro de Formação Missionária (Formise).
O encontro aconteceu no Seminário Maior São João Maria Vianney, na cidade de Santa Maria, bem como na paróquia da Ressurreição e Santuário Nossa Senhora de Lourdes, que administrada pelo padre Luciano da Silva, diretor espiritual do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) provincial.
O encontro contou com a participação de 45 seminaristas e seis padres das diversas dioceses da província. Padre Luciano conduziu a oração inicial dando a tonalidade da formação, inspirando-se no envio dos 72 discípulos segundo narra o Evangelho de São Lucas.
Em seguida, padre Roni de Almeida Mayer, da arquidiocese de Santa Maria, refletiu sobre a dimensão missionária na vida do presbítero diocesano. Sua fala foi norteada também, pela partilha dos conteúdos do 4º Congresso Missionário Nacional, do qual ele teve a graça de participar.
O seminarista Cleiton Turela, da diocese de Cruz Alta e coordenador do Comise da província, apresentou os fundamentos do Comise. Além de expor a proposta formativa da Pontifícia União Missionária, a explanação do Cleiton serviu de motivação para que cada casa de formação organize o seu Comise em sua realidade e promova experiências missionárias.
“Deus seja louvado por essa bonita iniciativa que brota do Coração do Pai diretamente no Coração do Rio Grande”, afirmou o seminarista Clécio Almeida, assessor de comunicação do Comise.
A missa celebrada no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, foi o momento forte do Formise. Após o almoço no Galpão Crioulo do Seminário Maior, o encontro foi encerrado com esportes e convivência.
Com informações do Comise, Província Eclesiástica de Santa Maria (RS).