Os seminaristas da diocese de Bom Jesus da Lapa participaram de formação missionária, antes de partirem em missão. Dom João Santos Cardoso, bispo da diocese, que nos dias 10 e 11 de dezembro, orientou o momento formativo, refletiu sobre “o presbítero como discípulo do Senhor” e “o presbítero missionário”.
A missão de férias aconteceu nos dias 10 a 25 de dezembro em duas paróquias da diocese: Nossa Senhora das Vitórias, em Santa Maria da Vitória, e Nossa Senhora das Graças, em Bom Jesus da Lapa.
Inicialmente, os párocos apresentaram aos seminaristas a realidade sócio-evangelizadora das comunidades e a organização das paróquias, o perfil de cada comunidade e os desafios da evangelização.
Ao longo do trabalho, os seminaristas promoveram reuniões com os coordenadores das comunidades, visitaram os enfermos, idosos e pessoas afastadas da caminhada de fé, animaram celebrações da Palavra e novenas de Natal, proporcionaram formação litúrgica e pastoral para os membros das comunidades. Como lembrança, em cada família visitada, os seminaristas deixavam um terço e propostas de orações diárias.
O bispo diocesano, dom João Santos Cardoso, aproveitou a ocasião para celebrar a Eucaristia em algumas comunidades. Para algumas delas, esta foi a primeira visita e presença de um bispo.
Na intenção de aumentar o espírito missionário no coração dos futuros presbíteros da Igreja, este ano, a experiência missionária foi mais longa do que nos anos anteriores.
O bispo deseja que os seminaristas estejam preparados e sempre dispostos a serem missionários presbíteros na região de Bom Jesus da Lapa, diocese com muitos desafios.
Com informações do Comise de Bom Jesus da Lapa (BA)