“Um semeador saiu a semear […]” (Mt 13, 4). Inspirada na Parábola do Semeador teve início no dia 9 de dezembro de 2017, na paróquia São Pedro Apóstolo, em São Pedro do Sul (RS), a 1ª Experiência Missionária orientada pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Seminário Maior São João Maria Vianney, da arquidiocese de Santa Maria.
A proposta da missão surgiu diante da necessidade de fomentar, dentro do Seminário Maior, uma mentalidade missionária, de modo especial, para realmente viver uma Igreja em saída, para além das palavras, a partir de gestos e de uma nova perspectiva, aprimorando assim, a sua formação missionária.
Depois da organização do Comise a nível de Província Eclesiástica, e também a nível de casa de formação, sentiu-se a necessidade de realizar uma experiência missionária. Para isso, foi escolhida uma das maiores paróquias da arquidiocese.
A missão consistiu numa breve visita às famílias, onde os seminaristas entregavam uma pequena mensagem de Natal e ofereciam uma oração e com bênção da casa e da saúde, motivando a participação na comunidade.
A atividade missionária foi intercalada com períodos de descanso e de visitas às comunidades, até o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor. Foram 12 dias de missão porta à porta na zona urbana de três municípios: Dilermando de Aguiar, Toropi e São Pedro do Sul, que é a área de abrangência da paróquia.
O seminarista Junior Lago, do 2º ano de teologia, partilha sobre o que foi desenvolvido na paróquia. “Durante essa experiência ficou claro o tipo de padre que eu tenho que ser e não o que eu quero ser. Foi uma oportunidade para superação de mim mesmo, de esquecer de mim”.
Foi uma rica experiência que jamais será apagada da memória dos seminaristas que deram seu sincero sim a esta proposta formativa.
O seminarista Clécio dos Santos Almeida fala em nome dos colegas. “O Comise da arquidiocese de Santa Maria agradece, em primeiro lugar a Deus, que em sua providência tudo conduziu. Também, de modo especial, ao padre Gildo Brandt, pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, bem como ao conselho paroquial e lideranças, pela acolhida da proposta de missão, e pelos dias ricos dias de convivência. Agradecemos também ao reitor, padre Bertilo, bem como a todos os seminaristas que abriram seus corações a essa atividade”.
Com informações do Comise de Santa Maria (RS)