Seminaristas do Regional Leste 2 realizam 7ª Formação Missionária

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), Regional Leste 2 da CNBB, promoveu nos dias 2 a 4 de junho, a 7ª edição da Formação Missionária para Seminaristas (Formise). O encontro realizado na cidade de Três Corações (MG), diocese da Campanha (MG), teve como tema: “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”. Assessorou a formação, o padre Jean Poul Hansen, coordenador de Pastoral da diocese da Campanha. Participaram mais de 50 seminaristas representantes de 21 dioceses de 32 que compõem o Regional (Minas Gerais e Espírito Santo).

FORMISE CAPA

Dom José Lanza Neto, bispo diocesano de Guaxupé (MG) e referencial para a Animação Missionária no Regional abriu os trabalhos. Também estiveram presentes o padre José Geraldo, coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2, Iva da Silva, secretária do Comire, Maria Júlia, tesoureira do Comire e o seminarista Ezequiel Messias, coordenador do Comise do Regional Leste 2.

A programação incluiu partilha das atividades missionárias dos Comises dentro e fora das casas de formação. A partir disso o coordenador Regional do Comise motivou os seminaristas a manter contato uns com os outros fortalecendo o vínculo. Também falou da importância do Comise e como deve ser articulado, além de motivar mais iniciativas dentro da casa de formação a nível provincial.

O bispo diocesano da Campanha, dom Pedro Cunho Cruz, saudou os seminaristas e proferiu algumas palavras de apoio e incentivo. “Não há como formar dignos pastores para a Igreja do Brasil, do mundo, sem o espírito missionário, hoje”, disse o bispo ressaltou a importância da abertura à ação missionária.

FORMISE VOs participantes assumiram o compromisso de partilhar os conteúdos da Formação e a experiência vivida no Formise colocando em prática o objetivo do Comise, de motivar reflexão e práticas a partir da casa de formação.

O seminarista Handley Alves, da diocese de Uberlândia resumiu a Formação afirmando: “a alegria do encontro nos faz missionários”.

Por sua vez, o seminarista Wagner José, da arquidiocese de Mariana concluiu: “saio deste encontro com a certeza de que a alegria do Evangelho nasce da fé convicta e que para vivermos a missão precisamos ser discípulos de Jesus, estarmos juntos do Mestre e com Ele realizarmos o sonho de doar a vida pela causa do Evangelho!”

Para o padre Jean Poul, “o seminarista é alguém que está sempre em saída, está sempre indo e vindo. Já se imaginaram quando receberem o ministério presbiteral para onde vão?”, questionou.

O encontro terminou com o envio missionário na Celebração Eucarística do dia de Pentecostes, presidida por dom José Lanza.

Com informações do Comise Leste 2

Outras notícias