Aconteceu no último dia 11 de setembro a 5ª Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) do Regional Nordeste 2 (NE2), uma iniciativa do Conselho Missionário para Seminaristas (COMISE), em parceria com o Conselho Missionário do NE2 (COMIRE). A formação teve como foco principal “fomentar no coração dos futuros presbíteros o desejo de serem cooperadores da missão evangelizadora da Igreja”.
A formação teve início com a palavra de Dom Aldemiro Sena dos Santos, bispo de Guarabira (PB) e o referencial para a Missão do NE2, que citando a mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das Missões de 2018, ressaltou que “somos chamados a ser missão e levar com a vida e testemunho o Reino de Deus a todos”. Dom Aldemiro também incentivou os seminaristas para que “se mantenham atentos à revelação e nela possam enxergar e escutar o chamado de Deus” para que possam anunciar com fervor “aquilo que vimos e ouvimos” (1Jo 1,3) .
O coordenador do COMIRE NE2, o Pe. Edvaldo Brito, falou do sentido missionário presente no coração dos seminaristas. “A missão é uma opção de vida que brota do coração do homem em resposta ao chamamento de Deus”. Pe Edvaldo agradeceu a presença de todos e exortou que esta formação missionária seja uma verdadeira retomada do espírito missionário de Jesus em nós.
A reflexão do tema, Missio ad Gentes, ficou por conta do Pe. Daniel Luz Rocchetti, SAC, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, que de forma brilhante falou sobre o verdadeiro significado e eficácia do que é a missio ad gentes, “o transmitir a fé até os confins da terra”.
Partindo da pergunta “será que somos homens apaixonados?” percorreu pelos escritos bíblicos e os documentos da Igreja para mostrar aquilo que implica “ser um verdadeiro missionário”. “Necessitamos sair ao encontro, ad gentes”, nos diz o Pe. Daniel, ir as gentes, as nações, os confins que nos falam os documentos consiste em ir ao encontro das diversas realidades que clamam por nós. Fazendo um paralelo com a passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 16, 6-10, Pe Daniel mostrou de forma esplêndida que no decorrer da caminhada vamos encontrar os “macedônios” que clamam “Vem, ajuda-nos!” A este clamor é que se espera uma resposta firme e concreta, resposta essa que só será dada por um coração verdadeiramente apaixonado por Jesus, um coração que “tem coragem de ir até os macedônios e deixar de lado seus planos pessoais e seguranças, que não tem medo de esvaziar-se e de assumir a dor do outro, que é capaz, sem perder-se, de anunciar o essencial que é Jesus Cristo Salvador”.
O V FORMISE NE2, que ocorreu de forma online, contou com a participação em massa dos diversos seminários espalhados pelos quatro estados que compõe o NE2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), bem como seminaristas de outras regiões do país e congregações religiosas como os Dehonianos e os seminaristas da Congregação dos Padres da Sagrada Família, que acompanharam a formação direto do Chile. Ao termino da formação, o coordenador Nacional do COMISE, Sem Italo Dalton, agradeceu a todos e anunciou a experiência Missionária que ocorrerá em Santarém-PA e o Congresso Nacional do COMISE no NE2 em 2022.
Por Weverton de Castro Mauricio, assessor de Comunicação do COMISE NE2