O Conselho Missionário de Seminaristas – Norte I, do Seminário Arquidiocesano São José, na manhã do dia 19 de outubro embarcou para a cidade de Beruri (AM). A Semana Missionária, ocorrerá até dia 28 de outubro, e participarão mais de 110 pessoas: Seminaristas diocesanos, religiosos redentoristas, agentes de pastorais, serviços e movimentos, padres formadores e agentes de pastorais da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Diocese de Coari).
Como nos motiva o Papa Francisco: “É se colocar a Caminho em que Jesus Ressuscitado vem ao nosso encontro, aonde nos chama a viver um percurso interior, o centro da fé e da esperança. Neste caminho Jesus nos encontra, nos ouve e nos fala”.
E em comunhão com nossos bispos em Roma, nesta Feliz coincidência queremos sempre olhar para o Cristo Ressuscitado: O resultado dos primeiros trabalhos do Sínodo endereçaram insistentes proposições para formação presbiteral: “presbíteros que se formem na Missão”.
Queremos dizer as pessoas que encontraremos que Cristo venceu a morte. É a novidade mais incidente que temos a dizer para o povo que vamos encontrar. Sabemos no entanto, que de algum modo, o Verbo já está presente na vida do povo, será explicitado com nosso anúncio, permanecerá na comunhão eclesial quando nós partirmos. Eu passo… o Cristo permanece. Ele é o critério! (Padre Zenildo, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José)
Desejamos intensamente que a Semana Missionaria se torne também, para cada batizado e enviado, uma Semana Vocacional, onde o anúncio do Ressuscitado, seja antes de tudo um encontro com Ele. Encontro que renova, encanta, e orienta.
Por fim, faz-se necessário abraçar com intensidade a causa missionária colocar-se a serviço com humildade, despojamento, acolhimento e oração.