Seminaristas Saletinos realizam o 27º Encontro Nacional em Curitiba (PA)

Os seminaristas, noviços e religiosos Saletinos da Província Imaculada Conceição estudam em estados brasileiros diferentes: o Propedêutico, em Marcelino Ramos (RS); a Filosofia, em Salvador (BA); o Noviciado, em São Paulo (SP); e a Teologia, em Curitiba (PR). E, diante dessas distâncias geográficas, reúnem-se oficialmente a cada dois anos para um Encontro Nacional, que neste ano está em sua vigésima sétima edição. O objetivo é, então, congregar os estudantes da formação inicial daqueles que formam a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil.

Dessa forma, o 27º Encontro Nacional dos Seminaristas Saletinos aconteceu de doze a quinze de outubro do ano corrente, no Instituto Salette, em Curitiba (PR). O tema foi: “Missão Reconciliadora como caminho do discipulado”, e o lema: “Deus nos confiou o Ministério da Reconciliação”. Nele, participaram vinte e cinco estudantes saletinos que, além de etapas formativas diversas, são provenientes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

Nesses quatro dias, o Coordenador Provincial dos Missionários Saletinos no Brasil, Padre Leonir Nunes dos Santos, acolheu os presentes e os convidou a fazerem uma profunda experiência de fraternidade, bem como enfatizou a importância do “equilíbrio das emoções” segundo o pensamento de Daniel Goleman e a sintonia com a espiritualidade paulina que, a partir das diversas experiências comunitárias, tinha uma resposta concreta aos desafios de cada pessoa e de cada grupo.

Ainda, eles tiveram algumas palestras: sobre a “Missão Reconciliadora”, com a Professora Clélia Peretti (PUC-PR); sobre a “História e Espiritualidade dos Leigos Saletinos”, com a Vilmari Pedroso; sobre a “Missão Saletina em constante conversão”, com o Padre Cristóvam Moreira, MS; e sobre “Crescer: os três movimentos da vida espiritual, segundo Henri Nouwen”, com o Padre Tiago Costa, MS.

O Padre Venâncio Nunda, representando o Conselho Geral da Congregação Saletina, relembrou a identidade dos Missionários Saletinos, exortando os estudantes a conhecerem a história e o carisma congregacionais. Além do estudo, ouve muita oração, pedindo fidelidade e perseverança aos vocacionados: Eucaristia diária, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Liturgia das Horas, Terço Missionário, Via Sacra da Reconciliação e Ofício de Nossa Senhora. Outros momentos lúdicos fizeram parte da programação, como filme, luau e confraternização numa chácara. Assim, foi um tempo riquíssimo para a partilha de experiências culturais e o fortalecimento da identidade saletina.

Portanto, ao concluir esse 27º Encontro Nacional dos Seminaristas Saletinos, um louvor sobe aos céus em agradecimento pela vocação de tantos jovens que se colocam à disposição de Cristo e da Igreja como missionários reconciliadores. Nesses dias de encontro formativo, percebeu-se que as diferenças culturais não são empecilhos para a evangelização; pelo contrário, despertou-se a consciência para a universalidade da missão da Igreja, que conta com a ajuda e o apoio dos Missionários de Nossa Senhora da Salette. Por isso, “com os corações ardentes e os pés a caminho”, desejosos pelo reencontro, cada estudante saletino canta com fervor apostólico o hino do evento que acaba de se concluir: “Vinde, vamos todos cantar; é tempo de esperança, vamos celebrar. Ide, pois, meus filhos, levar a toda raça e cultura, ide anunciar!”.

Por Irmão Geferson Radavelli Guisso, MS

Outras notícias