Simpósio dinamiza ano vocacional na Arquidiocese da Paraíba

Para fomentar a vivência do Ano Vocacional promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição está realizando o Simpósio Teológico-Pastoral, para refletir o tema do ano vocacional: “Graça e Missão. Corações ardentes, pés a caminho”. O evento, que acontece na cidade de João Pessoa/PB, teve início nesta segunda-feira (27) com a presença de D. Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, Bispo diocesano de Caicó/RN e referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Nordeste II. O simpósio acontece até a próxima sexta-feira (3).

Na palestra de abertura, D. Antônio explicou que a vocação não tem uma definição pronta. Ela é algo que toca profundamente o ser humano e dá sentido à sua vida. É pura graça de Deus, que chama e envia aqueles a quem Ele quer. De sua parte, o vocacionado deve preocupar-se em experimentar a intimidade com o Senhor e com a sua comunidade eclesial, para ser capaz de discernir com seriedade o seu chamado e responder a Deus com total liberdade.

“O espírito do ano vocacional é mexer com os diversos segmentos da Igreja para que todo mundo pense na sua vocação. Todo mundo tem uma vocação, muita gente já está respondendo a essa vocação, mas às vezes algumas pessoas vivem de forma automática, e vão vivendo sem saboreá-la. Santo Inácio de Loyola diz na introdução aos exercícios espirituais que não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente. Então, o ano vocacional é para sentirmos e saborearmos internamente nossa vocação. Sentir gosto pela vocação. É isso que aquece nosso coração. E com um coração aquecido vamos longe”, explicou D. Antônio.

Para o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, O.F.M.Cap, que presidiu a Missa de abertura do Simpósio, o ano vocacional proposto pela CNBB é uma ocasião especial para cada fiel refletir sobre o chamado de Deus. “O tema deste ano é oportunidade abençoada para todos refletirem sobre sua própria vocação, o próprio ministério, sobre o sentido da própria vida. A Arquidiocese da Paraíba vive um kayrós com a realização deste Simpósio, sobretudo por acontecer no Seminário, que é o lugar de formação por excelência para nossa Igreja Arquidiocesana, para o Clero, para os leigos, enfim para todos os missionários”, enfatizou o Bispo.

O evento deverá ainda discutir temas como a vocação laical nas Novas Comunidades, o Diaconato no Novo Testamento e a vocação e missão dos religiosos. Todos os assuntos serão abordados à luz do magistério do Santo Padre, o Papa Francisco.

O Ano Vocacional no Brasil
Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)”, o ano vocacional foi proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e aprovado por unanimidade na 58ª Assembleia Geral da Conferência, realizada em abril de 2021. Teve início em 20 de novembro de 2022, se estendendo até 26 de novembro de 2023, com o objetivo de comemorar os 40 anos da realização do primeiro ano temático voltado à reflexão, oração e à promoção das vocações no Brasil.

Por Equipe de Comunicação – Seminário Arquidiocesano da Paraíba

 

Outras notícias