Após as Vésperas presididas pelo Papa em 1º de outubro e a oração do Terço do dia 7 pelo Sínodo e pelo Mês Missionário Extraordinário, está programado para domingo, 20 deste mês, o Dia Mundial das Missões, com a missa presidida pelo Papa Francisco às 10h30 locais na Praça São Pedro. O Mês Missionário Extraordinário se celebra nas Igrejas locais, a nível nacional ou diocesano.
“Rezamos pela obra dos missionários e pelo anúncio do Evangelho; hoje em particular rezamos pelo Sínodo sobre a Amazônia. Além disso, não esquecemos os cristãos perseguidos e que perderam a liberdade”, foram palavras pronunciadas pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, que nesta segunda-feira (07/10) conduziu a Oração do Terço na Basílica papal de Santa Maria Maior – centro de Roma –, por ocasião do Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco para outubro de 2019.
Uma oração realmente missionária
A Congregação para a Evangelização dos Povos e as Pontifícias Obras Missionárias convidaram “Rádio Maria” a organizar o evento, que teve uma relevância mundial, porque transmitido em direta radiofônica e vídeo pelas quase 80 emissoras de “Rádio Maria” espalhadas nos cinco continentes.
“Tratou-se de uma oração realmente missionária, em que se percebeu a universalidade da Igreja”, disse à agência Fides Irmã Roberta Tremarelli, secretária geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária – uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias –, presente no evento.
Cada mistério do Terço dedicado a um continente
“A oração vivida pela assembleia, numa Basílica lotada de fiéis, sacerdotes, religiosos e religiosas, foi intensa e participada. Cada mistério do Terço foi dedicado a um dos cinco continentes e recitado por um representante do continente, numa língua específica: latim para a Europa; francês para a África; espanhol para a América; chinês para a Ásia; inglês para a Oceania”, prosseguiu ela.
“E, nas meditações relacionadas à oração mariana, foram recordados os desafios e as grandes questões de atualidade vividas em cada continente: do tráfico de seres humanos aos sofrimentos dos cristãos, da pobreza à secularização, ao respeito pela dignidade do homem”, observou a religiosa.
A oração, alma da missão
“Confiamos os sofrimentos da humanidade a Maria, a Mãe celeste, renovando a certeza do supremo valor missionário da oração. A oração é e permanece sendo a alma da missão, como nos ensinou Santa Teresinha do Menino Jesus”, frisou.
“Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”: é o tema do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa para recordar o centenário da Carta apostólica “Maximum Illud” de Bento XV.
Dia Mundial das Missões no domingo, 20 de outubro
Após a celebração das Vésperas presididas pelo Papa em 1º de outubro, e o Terço de 7 de outubro, está programado para domingo, 20 deste mês, o Dia Mundial das Missões, com a missa presidida pelo Papa às 10h30 locais na Praça São Pedro. O Mês Missionário Extraordinário se celebra nas Igrejas locais, a nível nacional ou diocesano.
Fonte: Fides