Testemunho | O Reino de Deus é meu lar

Por Radames Guarienti – Seminarista da Diocese de Barra do Garças (MT)

Após 15 dias contínuos de atividade missionária é o que ressoa no coração. Desde a Catedral à mais humilde e escondida Capelinha em construção, desde a cidade à fazenda ou assentamento mais distantes, desde os mais doutos aos mais simples, desde a abundância generosa a privação mais dura: minha casa é onde Deus me quer.

Quantos rostos e histórias, quantas lutas e lágrimas, quantas alegrias e acolhidas, quanto carinho e cuidado, quantos ensinos transmitidos e recebidos, quanta força e fraqueza. A Missão é o que somos, é a cura de nós mesmos, é o cansaço que descansa, o despossuir-se que nos devolve, o partilhar que multiplica.

É ver em primeira mão a ação de Deus nos corações, é colher os frutos que o Espírito cultivou por meio do trabalho de outros irmãos, é dar a nossa contribuição única que será nossa coroa no Céu. É ver jorrar do nosso nada a plenitude do Tudo, é dar o que não se tem e receber o que se precisa.

Em todos lugares eu facilmente me encontrava e pensava: poderia morar aqui. Com a estranha sensação que ali sempre estive, recolhendo em cada pessoa a cura de dores que só Deus conhecia. Provei a comida da minha mãe, tive o abraço do meu pai, o olhar benévolo de minha vó, o aconchego do meu lar que não mais existe, o carinho dos pequeninos que acolho como filhos que não terei, com a reconstrução de partes esquecidas de minha história.

Vi a aplicação prática das disciplinas teológicas e aprendi o que a faculdade não pode ensinar, em especial ao tocar vidas concretas e sofridas. Ah! Se eu pudesse mostrar isso tudo aos apóstolos da desgraça, aos alarmistas da “crise da Igreja”, aos cruzados de internet desconectados do mundo real, aos implicantes e neuróticos que só sabem medir a vida alheia com uma régua “chatólica” e que nunca tocaram o chão duro e sedento da alma humana.

Missão não é sobre números, não é sobre sucessos, não é sobre egos inflados, é sobre ser quem nascemos para ser.

“Comecemos, pois até agora nada fizemos” (São Francisco de Assis)

Obrigado @comiseregionaloeste2, @paroquiadistritodensguia e @diocese_bg por estes dias de Missão!

 

Outras notícias