A Pontifícia União Missionária apresenta sua nova logomarca, um símbolo renovado de seu compromisso com a sensibilização missionária e a formação de presbíteros, seminaristas, religiosos, religiosas e leigos dedicados à missão universal. A nova identidade visual busca representar a essência missionária da Igreja, reforçando a unidade e a cooperação na evangelização.
A logomarca simboliza a continuidade de sua missão de animação e formação missionária. Seu design reflete a identidade evangelizadora da Obra, destacando a unidade, a diversidade e a comunhão na propagação do Evangelho. O chamado para vivermos “Da Igreja local aos confins do mundo” foi a inspiração pra a construção desta marca, reforçando a importância da colaboração e do compromisso missionário, inspirando novas gerações a abraçarem o chamado à evangelização global.
O lema “todas as Igrejas para todo o mundo” expressa a missão universal do cristianismo, enfatizando que cada membro da Igreja é chamado a anunciar a fé além de suas próprias fronteiras. Esse princípio reflete a ideia de que a evangelização não é tarefa de poucos, mas de toda a comunidade cristã, alcançando pessoas de todas as nações e culturas.
Animar a formação missionária
A Pontifícia União Missionária tem como finalidade “Educar a sensibilização missionária dos presbíteros, seminaristas, membros dos institutos masculinos e femininos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, e dos seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal” (CMi 4).
Pe. Rafael Lopez, secretário nacional, também destaca que está entre os objetivos da União Missionária animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros para fortalecer o espírito missionário. Além disso, a Obra busca alimentar uma mística missionária capaz de motivar os presbíteros para a missão universal e evidenciar a natureza missionária no ministério presbiteral, promovendo uma Igreja em saída. Outro aspecto fundamental é aproximar os seminários e casas de formação da atividade de animação e cooperação missionária da Igreja local.

Atuação em comunhão com outras obras missionárias
A Pontifícia União Missionária tem sua Secretaria Nacional em Brasília (DF) e trabalha em sintonia com as demais Obras que compõem as Pontifícias Obras Missionárias (POM): a Propagação da Fé, a Infância e Adolescência Missionária e a Obra de São Pedro Apóstolo. Essa colaboração visa fortalecer a formação missionária e ampliar o alcance da evangelização.
A secretária nacional da União Missionária tem a missão de assessorar e acompanhar a organização e as atividades dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs). Esse trabalho é realizado em comunhão com os Conselhos Missionários Regionais (COMIREs), os bispos referenciais para a missão nos regionais e a equipe de formação. Além disso, a atuação se dá em colaboração com a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e as Comissões Episcopais para a Ação Missionária e para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.