Cerca de 380 pessoas estiveram presentes no 6º Congresso Missionário do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, o evento teve como tema ‘Santa Catarina em Missão: o Evangelho é Alegria’. Além de integrantes de grupos da Infância e Adolescência Missionária e da Juventude Missionária, participaram do Congresso os missionários ligados às Santas Missões Populares e às experiências de missões, famílias missionárias e visitadores de todas as dioceses do estado de Santa Catarina. Também fizeram presença o arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, o bispo de Tubarão e Presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm e o bispo de Chapecó e referencial para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Odelir José Magri.
Para dom Odelir José Magri, o VI Congresso Missionário Regional seguiu a dinâmica do IV Congresso Missionário Nacional que aconteceu em 2017 e também em preparação para o 5º Congresso Americano que acontecerá em Santa Cruz na Bolívia no próximo mês de junho. ‘Este é um momento muito bonito em nosso Regional pois aqui estão representadas todas as forças missionárias das nossas 10 dioceses. O Congresso serviu para nos recolocar e renovar a dinâmica da dimensão missionária. Estamos aqui para celebrar e viver a experiência da fé, na alegria do Evangelho de um Igreja em saída’, declarou o bispo.
O congresso contou com a assessoria do secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Antônio Niemiec. Segundo o padre, a urgência da missão, de acordo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) e o despertar do vigor missionário, fizeram do VI Congresso Missionário Regional um espaço de vivência da cultura e da experiência da missão da Igreja. ‘Trabalhamos, a partir dos documentos do Concílio Vaticano II, Documento de Aparecida (2007) e da síntese do IV Congresso Missionário Nacional, o despertar do vigor missionário para ajudar as lideranças a continuarem no serviço missionário’, relatou o secretário das POM.
Padre Antônio disse ainda que 2019 será um ano muito importante para a Igreja em todo o mundo pela celebração dos 100 anos da carta apostólica do papa Bento XV, Maximum Illud, que trata do impulso que a missão deve ter ‘ad gentes’. Será convocado pelo papa Francisco para outubro do próximo ano um mês extraordinário para as missões em toda a Igreja.
Envio Missionário
Como um dos atos concretos, na missa de encerramento do VI Congresso Missionário Regional, foram enviados três participantes do evento para experiências missionárias além fronteiras. São eles:
Padre Josemar Silva (Arquidiocese de Florianópolis): enviado para o estado do Amapá.
Joani e Silva da Cruz (Comunidade Católica Divino Oleiro): enviado para Guiné-Bissau (África).
Geison Demarch (Comunidade Católica Divino Oleiro): enviado para Guiné-Bissau (África).
Fonte: CNBB Regional Sul4