Normas para publicação

Normas para submissão de artigos

A revista é de responsabilidade das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Trata-se de uma revista científica missionária que publica artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, reflexões e experiências, com foco na missão universal. Os trabalhos submetidos devem ser inéditos e seguir as diretrizes específicas da revista para submissão.

Os arquivos para submissão devem estar em formato de editor de texto Word, DOCX ou DOC. Artigos que não estiverem em conformidade com as normas a seguir serão devolvidos aos autores.

Originalidade e Relevância 

O artigo deve apresentar uma pesquisa original e não pode ter sido publicado anteriormente, nem estar sob consideração para publicação em outra revista.

Declaração de originalidade do autor em que afirma que o trabalho é original e não foi publicado ou está sob consideração em outra revista.

Termo de cessão de direitos autorais para a revista de acordo com a lei Lei nº 9.610/98 de Direitos Autorais para artigos aprovados. 

O conteúdo deve ser relevante para o campo da teologia da missão e contribuir para o avanço do conhecimento na área.

Política de plágio: os artigos da revista são submetidos à detectores de plágio. Nosso periódico não aceita mais de 20% de semelhança com outras publicações.

Política de Acesso livre

A revista oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, abraçando o princípio de que disponibilizar o conhecimento teológico missionário para a formação dos agentes missionários, democratizando o conhecimento e a formação.

Diretrizes para publicação de artigos

O Título deve ser claro, conciso e refletir o conteúdo do artigo.

Resumo em português, espanhol e inglês (abstract), além do idioma de origem. Ter entre 150-250 palavras, resumindo os objetivos, metodologia, resultados e conclusões do estudo. Os títulos, resumos e palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico.

Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras-chave em português, espanhol e inglês.

Introdução: apresenta o contexto, justificativa e objetivos da pesquisa.

Revisão de literatura: discussão de estudos anteriores relacionados ao tema.

Metodologia: descrição detalhada dos métodos usados na pesquisa.

Resultados e discussão: apresentação e interpretação dos resultados.

Conclusão: resumo das principais descobertas e implicações do estudo.

Referências bibliográficas: lista das fontes citadas no artigo, conforme as normas do estilo de citação ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Tamanho da Página: o layout deve ser Papel A4, em retrato, alinhamento justificado, fonte Times New Roman 12, espaçamento entrelinhas de 1,5.

 

Tamanho dos artigos para as publicações

Artigos: entre 4 mil e 5 mil palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas – 1,5, margens: esquerda e direita – 2,5, cabeçalho e rodapé – 2,5. Papel A4 justificado.

Resenhas: máximo 2 mil palavras ou máximo, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas – 1,5, margens: esquerda e direita – 2,5, cabeçalho e rodapé – 2,5. Papel A4 justificado. A resenha deve ser de livros ou artigos lançados nos últimos dois anos de publicação e a análise deve explicar o motivo e a importância para a teologia da missão.

Experiências missionárias: máximo 2 mil palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas – 1,5, margens: esquerda e direita – 2,5, cabeçalho e rodapé – 2,5. Papel A4 justificado.

Entrevistas missionárias: máximo 2 mil palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas – 1,5, margens: esquerda e direita – 2,5, cabeçalho e rodapé – 2,5. Papel A4 justificado.

As citações

As citações precisam seguir as normas do ABNT.

As citações diretas com até três linhas precisam ser inseridas no texto, colocadas entre aspas. Constando a indicação do autor. Exemplo:

  • Ao final da citação: “Citação” (VILLASENOR, 2020, p. 30).
  • Quando é no começo do parágrafo ou inserida no texto com sobrenome, ano, página. Exmplo: Segundo Villasenor (2022, p. 30). “Citação”, ou Raschietti (2023, p. 100) diz que: “[…] citação”.
  • As citações que são indiretas ou texto que tem como base a obra de um autor consultado precisa seguir os critérios anteriores na referência do autor, se está fora dos parênteses, o sobrenome vai no começo com maiúscula e logo minúsculas; se está entre parênteses, o sobrenome vai em letras maiúsculas.
  • Precisam ser seguidos os seguintes recursos nas citações: […] para supressões e [  ] para interpolações, acréscimos ou comentários.

As citações diretas de textos longos devem ser em Times New Roman 10 com espaçamento entrelinhas simples e um recuo de 4 cm da margem esquerda.

Evitar ao máximo as notas de rodapé, se forem utilizadas, não devem ter mais do que três linhas.

Na citação de autoria repetida em mais de uma obra, não utilizar o padrão de seis subtrações (________) no lugar do nome do autor. Colocar o nome do autor em todas as obras de referências.

Artigo em periódico eletrônico:

BRIGHENTI, Agenor (2001). O valor teologal da diferença: pautas para uma leitura da Dominus Iesus. Revista Eclesial Brasileira. Petrópolis: Vozes. n. 61, Fascículo 242, junho de 2001, p. 275-313. Disponível:

https://revistaeclesiasticabrasileira.itf.edu.br/reb/article/view/2101. Acesso 12 de jun. 2024.

Artigo de revista impressa

FEITOSA, Darlyson (2009). A autoridade do texto bíblico e a privatização da religião: implicações na perspectiva urbana. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 19, n. 1/2, P.  147-159, jan./fev. 2009.

Texto de jornal e revista com autoria

TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set., 2001, Mais! p.13.

Sites: 

SBNAT; ABRANA; APANAT. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Naturologia. 2017. Disponível em: <http://www.naturologia.org.br/diretrizescurriculares/>. Acesso em: 21 set. 2018.

Candomblé, tudo sobre orixás: <http://www4.sul.com.br/orixa > Acesso: 22 nov. 2011.

Vídeos do YouTube

ZDEBSKYI, Janaina. Prostituição sagrada. 2017. Disponível em: <https://youtu.be/ZqVEo314BWY>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Livros: 

TAMAYO, Juan José. Teologías del sur, el giro descolonizador. Madrid: Trotta, 2017.

Teses ou dissertações:

PASSOS, João Décio. Teogonias urbanas: o re-nascimento dos velhos deuses. Uma abordagem sobre a representação religiosa pentecostal. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). São Paulo: PUC-SP, 2001. 

Capítulo de livro

GUERRIERO, Silas (2004). A visibilidade das novas religiões no Brasil In: MUNIZ, Beatriz de, MARTINHO, Luiz Mauro Sá (ORG) Sociologia da religião e mudança social. São Paulo: Paulus, 2004 p. 157-173.

Organização de livro: 

JACOB, César Romero (org). Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais do Brasil. São Paulo: Loyola, 2003.

Compartilhar: